terça-feira, 12 de maio de 2009

ATIVIDADE A DISTÂNCIA

A Utilização da Informática na Prática Pedagógica


Melhorar a qualidade da Educação é o grande desafio do Brasil para os próximos anos. Há de se promover ainda mais a qualidade no ensino, a valorização e a atualização do professor.
A inclusão digital é um excelente caminho podendo abreviar processos para promover a inclusão de professores e alunos no conhecimento.
Atualmente o Ministério da Educação tem procurado através da informação nas escolas a construção de um novo espaço de aprendizagem para suprir as demandas, as necessidades e diversidades. Com a inclusão digital, faremos educação com ferramentas de um novo tempo, de um novo olhar.
A concepção de ensino e aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma como os professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos.
A utilização da informática na prática pedagógica deve servir para enriquecer o ambiente escolar, propiciando a construção de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores.
Nesse sentido, a escola tem necessidade de se renovar em cada dia que passa, caso contrário corre o risco de não ser suficientemente atrativa e formativa para os jovens de hoje, como necessidades e interesses adequados à época em que vivem e que é uma época altamente tecnológica.
O computador tem um papel importante na modificação de atitudes dos professores, em especial, no que se refere à transição dos modelos de ensino centrados no professor para modelos cada vez mais centrados no aluno.

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